Metodos de adm
Segundo Martins e Laugeni (1998), estas mudanças permitiram a inicialização para modernizar os sistemas produtivos tais como, a busca de novas técnicas de produção e controle de bens e serviços, que cada vez mais relacionavam a eficiência e a eficácia produtiva, resultando em alto índice de produtividade.
Com o passar do tempo, essas empresas se revelavam cada vez mais habilidosas na produção de certos bens, passando a produzi-los conforme a solicitação e especificação do cliente (RAZZOLINI FILHO, 2008).
Portanto, estas mudanças tiveram como principal fator, a disputa pela satisfação do cliente e a valorização estratégica do papel da produção na gestão do sistema empresarial.
Sendo assim, a gestão do sistema empresarial deve ser bem direcionada aos produtos ou serviços segundo as exigências do cliente (ALT; MARTINS, 2000). Ou seja, deve permitir a otimização dos recursos utilizados pela empresa na produção, tendo em conta a preocupação do cliente em relação ao produto ou serviço prestado, envolvendo todas as áreas desta. Dentro desta gestão destacam-se as práticas de planejamento e controle da produção como pilar essencial para que os processos sejam executados conforme estabelecido, melhorando o controle dos recursos de produção dentro do sistema produtivo (MOREIRA, 2004).
Deste modo, artigo traz a análise do planejamento e controle da produção