metodos quantitativos adm
CORRELAÇÃO MOMENTO-PRODUTO: Resume a intensidade de associações entre duas variáveis métricas. É um índice que serve para determinar se existe uma relação linear entre X e Y e indica o grau em que a variação de uma variável X está relacionada com a variação de outra variável Y.
CORRELAÇÃO PARCIAL: Mede a associação entre duas variáveis após controlar ou ajustar os efeitos de uma ou mais variáveis adicionais.
CORRELAÇÃO NÃO MÉTRICA: Medida de correlação para suas variáveis não métricas, que se baseia em classificações para calcular a correlação.
ANÁLISE DE REGRESSÃO: Procedimento Estatístico para analisar relações associativas entre uma variável dependente métrica e uma ou mais variáveis independentes.
REGRESSÃO BIVARIADA: Procedimento estatístico de dedução de uma relação matemática em forma de equação, entre uma única variável métrica dependente e uma independente.
PADRONIZAÇÃO: Os dados brutos são transformados em novas variáveis, com média o e variância 2.
FAZER DIAGRAMA DE DISPERSÃO > formular o modelo geral > estimar os parâmetros > estimar o coeficiente de regressão padronizado > testar a significância > identificar a intensidade e a significância da associação > verificar a precisão da previsão > examinar os resíduos > fazer a validação cruzada do modelo.
TESTE DE HIPÓTESES: Método para verificar se os dados são compatíveis com alguma hipótese. É um procedimento estatístico baseado na analise de uma amostra, através da teoria de probabilidade, usado para avaliar determinados parâmetros que são desconhecidos numa população. Teste de hipótese é um procedimento de inferência estatística cuja finalidade é decidir se existe evidência suficiente para rejeitar uma hipótese de nulidade, representada por H0, em favor de uma hipótese alternativa, representada por H1.
Ho Hipótese Nula – é a hipótese que traduz a ausência do efeito que se quer verificar.
H1 Hipótese Alternativa – é a hipótese