Metodologias de ensino na educação física escolar
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
|
| |
ROBSON DE ALMEIDA GONÇALVES
METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a nota parcial da avaliação referente ao 3º Bimestre na disciplina de Iniciação a Ciência e a Pesquisa no 1º ano do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.
Profª Ms. Maria Luisa S. Borniotto
Maringá – PR
2011
INTRODUÇÃO
A Educação Física sofreu várias transformações desde a sua implantação na sociedade, no que se refere à metodologia de ensino. Nas escolas a Educação Física foi marcada por fases, uma delas a higienista, que visava desenvolver aptidão física, disciplinar os hábitos. Também houve a esportivista que nas aulas o professor queria obter rendimento e recordes dos alunos, tendo uma pedagogia tecnicista. Já na década de 80 surgiram abordagens pedagógicas que rompiam com as metodologias usadas até então. São elas, abordagens construtivista-interacionista, desenvolvimentista, a da psicomotricidade, dos jogos cooperativos, a dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além disso, não podemos esquecer os Estilos de Ensino de Muska Mosston, que contribui muito com seu diagrama, nomeado spectrum dos estilos de ensino.
Mesmo com essas mudanças na metodologia de ensino da Educação Física que permeia mais de 30 anos, existem professores que ao planejar as suas aulas não usam nenhumas dessas metodologias, fogem totalmente dessas abordagens. Professores que “deixam a bola rolar”, assim os alunos escolhem o que querem jogar sem se preocupar se vão gerar exclusões. Entretanto há professores que querem mudar essa história, promovendo um melhor estilo de aula, e sendo a Educação