Fundamentos e metodologias do ensino da educação física escolar
Educação Física: conhecimentos e sua organização.
Assim como todo e qualquer programa educacional escolar que valorize o desenvolvimento global da criança por meio dos pressupostos construtivistas, a Educação Física também tem por objetivo influenciar positivamente o desenvolvimento de todos os aspectos da criança.
Nessa perspectiva é importante considerar que a atenção deve ser dada a diversos aspectos do seu desenvolvimento, desde os motores até tudo o que se refere á construção da personalidade e cidadania da criança. Nessa concepção os aspectos tem a mesma importância e não podem ser trabalhados isoladamente, já que se busca um desenvolvimento pleno dos alunos.
A perspectiva construtivista coloca que as instituições educacionais devem considerar que a criança é capaz de aprender sempre e em qualquer lugar. Por isso devem superar as idéias de que um conhecimento seja pré-requisito de outro e da fase de desenvolvimento em que ela se encontra.
A Educação Física enquanto disciplina que ensina e desenvolve através do movimento deve ter a ação motora como sua ferramenta de ensino já que as ações motoras são fundamentais ferramentas para que o processo de aprendizagem e construção do conhecimento aconteça. De acordo com o citado no artigo, “as manifestações motoras são, por si só, processos cognitivos de pleno direito, pois nelas acontecem as integrações dos processos automáticos, sensoriais, adaptativos e cognitivos”.
A colaboração da Educação Física enquanto área de conhecimento deve ser a de possibilitar às crianças de qualquer faixa etária autoconhecimento e reflexões acerca de sua linguagem e capacidade corporal de modo que possam se expressar em qualquer atividade dentro ou fora de instituição escolar.
É importante ressaltar aos profissionais da disciplina de Educação Física que elaborem seus planos de aula de modo que não passem e errada impressão de que se trata apenas de uma atividade