metodologia
Devem ser apresentados como elementos complementares ao trabalho, são estes: referências, glossário, apêndices, anexos e índice. Tomando por base o próprio tipo desses elementos, temos que, devem vir logo após o desenvolvimento do artigo e assim como os elementos pré-textuais, alguns são essenciais e obrigatórios, ao passo que outros são opcionais ao autor. A seguir teremos, portanto, a definição de cada um dos elementos mencionados anteriormente e suas respectivas características.
1.1 REFERÊNCIAS
Elemento a que chamávamos “referências bibliográficas”, termo não mais adequado atualmente. São tidas como essenciais aos artigos, uma vez que, são responsáveis por dar a devida credibilidade àquele texto e passar aos leitores as bases de fundamentação e sustentação a que o autor se ateve.
1.2 GLOSSÁRIO
Trata-se de um elemento opcional ao texto científico, sua função é facilitar a leitura e compreensão do leitor, dando, por exemplo, significados a termos específicos de determinada área e que muitas vezes são desconhecidos aos olhos do leitor comum. Dessa forma, como em um dicionário, cada um dos termos deve vir registrado em ordem alfabética, obrigatoriamente. Vejamos o exemplo:
Alienar – transmitir para outrem a propriedade ou o domínio de; alhear.
Decifrar – ler e/ou traduzir (inscrição cifrada); decodificar.
Transitório – que só dura certo tempo; que é breve; passageiro.
1.3 APÊNDICES
Estes são, também, elementos opcionais e qualificam textos secundários - em relação ao artigo principal - escritos pelo próprio autor do artigo científico, tais textos são adicionados com o intuito de complementar a pesquisa. Para os apêndices, há um padrão organizacional que deve ser seguido. Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, seguidas de travessão e do título correspondente. Façamos a análise do exemplo a seguir:
APÊNDICE A – Manifesto da Incoerência
APÊNDICE B – Santa Inquisição do Século XXI
Existem ainda outras duas