Metodologia
Texto:
O VESTIDO DE LAURA
Objetivo:
Reconhecer os elementos linguísticos e estilísticos que concorrem para o entendimento do poema de Cecília Meireles.
Ampliar, por meio da leitura do poema, o horizonte de expectativas do aluno em relação à leitura de poesias.
Contribuir, por meio da experiência poética e estética, para a construção do gosto por parte do aluno.
1ª Etapa: Aproximação do autor
Introduza a aula explicando que:
• Cecília Meireles é uma das principais poetas brasileiras que participou do Modernismo, importante movimento estético e cultural que ocorreu durante o século 20. O Modernismo é dividido em três gerações. Cecília pertence à Segunda Geração.
• Ela tinha horror a que a chamassem de poetisa. Sobre isso, escreveu em um poema: ''Não sou alegre, nem sou triste. Sou apenas uma poeta''.
• Um evento curioso em sua vida é que ela nasceu e morreu no mês de novembro (nasceu em novembro de 1901 e morreu no dia 9 de novembro de 1964, 48 horas depois de completar 63 anos de idade). Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, ela era ''Mulher bela e poeta. Mas principalmente deusa''.
• O poema que será trabalhado, O vestido de Laura, faz parte do livro Ou isto ou aquilo, publicado pela editora Nova Fronteira. Este é um livro de poesias só para crianças.
2ª Etapa: Aproximação do tema
Agora, acesse o link sugerido no item 2 de "Para organizar seu trabalho" e, junto com os alunos, leia as informações sobre a vida e a obra da poeta. Em seguida, selecione algumas informações e peça para os alunos para emitirem opiniões sobre elas.
Em seguida, acesse o link sugerido no item 1 de "Para organizar seu trabalho" e peça para que os alunos escolham algumas bailarinas pintadas por Edgar Degas e que emitam opiniões sobre a postura, a dança, o movimento, o espaço, as roupas das bailarinas, o clima de descrição impressionista dos quadros. Essa atividade é importante para aproximar o grupo da temática do poema de