Maracuja
Origem: O maracujá é originário da América tropical, que necessita de temperaturas elevadas e só se aclimata bem nas regiões temperadas. Prefere clima quente e húmido.
Historia
O maracujá é originário da América tropical.
Em 1867, os estudos de um investigador americano chamaram a atenção para a passiflora e demonstraram o seu grande interesse para medicina com sedativo e antiespasmódico. O maracujá, fruto do maracujazeiro, é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, originária da América Tropical e muito conhecida em todo o Brasil, tanto pela fruta como pela flor, também chamada de flor-da-paixão. Suas folhas e suas raízes, como a de quase todas as plantas da família, contêm uma substância semelhante à morfina, a passiflorina, empregada como calmante. A casca da fruta é grossa e pode ser amarela ou vermelha. A polpa, parte comestível do maracujá, é formada por sementes pretas cobertas de uma substância amarela e translúcida, ligeiramente ácida e de aroma acentuado, sendo consumida ao natural ou em sucos, sorvetes e doces. O suco do maracujá pode ser consumido como refresco ou ser empregado no preparo de pudins, sorvetes, geléias, compotas, licores, e, claro, na famosa e tradicional batida de maracujá.
É indicado para
Estado depressivo em virtude do alcoolismo, ansiedade, estados nervosos, insônia, hemorróidas, reumatismo, inflamações cutâneas, erisipela, perturbações nervosas da menopausa, histeria, normalizador da pressão arterial, dores de cabeça de origem nervosa, taquicardia nervosa.
Modo de usar
Chá infuso das folhas (as folhas devem ser colhidas quando aparecem os primeiros frutos maduros, e estes somente quando estão completamente maduros).
• Tomar três xícaras de chá ao dia durante 10 dias (adulto)
• Tintura 15 gotas diluída em um pouco de água três vezes ao dia durante 10 dias (adulto).
Tomar o chá ou a tintura.
Brigadeiro de maracujá de colher
Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Rápido (até 30