Metodologia do ensino superior
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Aluno: Matrícula: Curso: Cidade: Ano:
Adriano Lélis de Medeiros Mat 101082 Matemática e Estatística Teófilo Otoni 2003
2
INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre a disciplina Metodologia do Ensino Superior, do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Lavras.
Tem por objetivo, além de analisar o processo ensino-aprendizagem vigente no Brasil, despertar o interesse daqueles que por ventura venham a lê-lo para algumas práticas, mais comuns em empresas privadas, que podem ser utilizadas nas escolas e renderem bons resultados. São elas: o conceito de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, o uso da Inteligência Emocional desenvolvido por Daniel Goleman, a articulação Inteligência AnalíticaInteligência Criativa-Inteligência Prática de Robert Sternberg, e o uso do Pensamento Criativo (Divergente) nas atividades humanas difundido por Edward De Bono.
Embora tratadas aqui de maneira sucinta – maiores informações podem ser adquiridas através de bibliografia indicada ao final do trabalho – temos absoluta certeza de que todas essas práticas, aliadas às principais contribuições das escolas teóricas já presentes no nosso sistema educacional,
3
poderão contribuir bastante para a revitalização da relação educador-educando e na aproximação entre teoria e prática social nas instituições de ensino.
Assim, optou-se por desenvolver os seguintes temas: 1º. Preparo do professor e educador: desafios da teoria e da prática; 2º. O Sistema Educacional no Brasil (o ensino superior principalmente) enfrenta atualmente o desafio da crescente desarticulação entre trabalho e educação e, por outro lado, uma exigência crescente de preparo e qualificação de profissional especializado; 3º. Tem havido por parte das escolas, dos professores e principalmente dos pais e dos alunos, maior preocupação