Metodologia do Ensino Matemática
Com o passar do tempo, o ensino da matemática sofre mudanças. O texto “Uma Nova Proposta: Recursos Metodológicos No Auxílio Do Ensino De Matemática” propõe ao leitor uma reflexão sobre a realidade no ensino da matemática, seus problemas e soluções usando uma metodologia própria, e expondo seus resultados. De acordo com ela, tais mudanças são necessárias com o intuito de mudar o ensino arcaico no qual ele é ensinado. Assim, ele trata a matemática ao longo do tempo como algo abstrato, ou seja, vago e cheio de lacunas que torna o aprendizado mais difícil. Tal empecilho deve ser transpassado, tornando a escola um local de aplicação de um ensino sensitivo ao aluno, com praticidade, e métodos de aprendizagem modificados para o desenvolvimento educacional. Tudo isto consiste em transformar o ensino da matemática em algo tangível (conhecido) ao aluno, relacionando sua própria cultura e contexto inserido do mesmo. É interessante a aplicação de jogos matemáticos, pois tais iniciativas são bem atrativas aos alunos, e aprimoram de modo satisfatório, o raciocínio lógico dos estudantes. Os métodos aplicados são fundamentais para a construção do conhecimento individual do aluno, utilizando-se desse recurso como fonte primordial para futuramente desenvolver a aprendizagem matemática.
Na descrição metodológica da autora, em que foi apresentada em uma escola pública com alunos do 6º ano do turno da tarde, em uma turma de 32 alunos com faixa etária de 12 anos, foi mostrada durante as aulas uma nova maneira de aprendizagem da matemática, através de jogos e dinâmicas para melhor fixação do conteúdo, e interação dos alunos com relação aos mesmos.
O resultado da pesquisa foi satisfatório para a compreensão dos alunos, pois eles fixaram com facilidade o conteúdo aplicado. Dinâmicas com o uso de laranjas e a aula prática com o conceito de Mínimo Múltiplo Comum (m.m.c.), foram descritos e bem avaliados pela escritora do texto. Dessa forma, podemos perceber o quanto é