Metodologia do Ensino da História AD2
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD2 - Segunda Avaliação a Distância - 2015.1
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Tutora: Professora Brenda Fonseca
Nome: Brenno Rocha
E-mail: brenno.rocha@live.com
Matrícula: 13116090066
Polo: Resende
Linhares da Silva, Mozart. “História e interculturalidade: aspectos críticos à educação e ao multiculturalismo no Brasil”. 2004.
RESENHA: Identidade nacional e multicultural, um desafio para a educação
Brenno Rocha
Esta resenha pretende discutir sucintamente os principais pontos abordados pelo historiador Mozart Linhares da Silva em seu artigo “História e interculturalidade: aspectos críticos à educação e ao multiculturalismo no Brasil”. Desse modo, procuro aqui elucidar a concepção do autor no que tange ao papel da história e da educação na construção de uma identidade cultural nacional, assim como os desdobramentos desse entendimento sobre as particularidades e as pormenorizações do multiculturalismo brasileiro.
O texto aqui abordado procura discutir um ponto emblemático não só da educação, como também da história: a problematização da utilização da noção epistemológica nacional frente à local. Conforme é possível compreender, essa discussão perpassa por diversas nuances e se apresenta como um exercício constante e inerente à educação. Através das palavras do próprio autor, fica claro que essa “nação imaginada” (p. 2) é produto de uma construção formulada por meio da valorização de datas comemorativas, de heróis e de nacionalismos, assim como de outros elementos que destacam a importância de uma cultura total que, por sua vez, acaba por suplantar as características culturais menores e particulares. Esse fato atrela os