metodologia de estudo para o direito
Alunos me procuram perguntando como estudar a infinidade de matérias do curso de Direito. Embora não seja especialista, como Coordenador do curso posso fornecer algumas dicas sobre como estudar. Lecionei por alguns anos a disciplina metodologia do estudo para alunos de filosofia e teologia. Embora as regras sejam aplicadas para todos os campos do saber, advirto que não existe uma fórmula mágica. A regra principal é disciplina. Sem disciplina e compromisso não se consegue ter eficiência no estudo. É como iniciar uma atividade física, você precisa de disciplina. A diferença é que ao estudar você estará exercitando o seu cérebro. Veja aqui algumas dicas pessoais:
1. Dedique cerca de três horas por dia ao estudo, com intervalos de cinco a dez minutos, a cada hora, para descanso. Dedique ainda um tempo para o lazer. Sei que para os estudantes que trabalham e têm família – esposa e filhos-, essa não é uma tarefa fácil. Mas quanto maior o obstáculo, maior será a alegria ao transpô-lo.
2. Priorize diariamente a leitura da matéria ministrada pelo professor. Evite o acúmulo de assuntos, que certamente dificultará a sua compreensão.
3. Os textos lidos apresentam diversos níveis de complexidade. Não desista diante da primeira dificuldade. Em lugar de memorizar o que foi lido, procure compreender os aspectos centrais do texto. Aos poucos você estará apto a fazer correlações entre os textos lidos. Lembre-se de que você está ingressando em um campo do saber inteiramente novo. É natural que no início tenha alguma dificuldade de compreensão. Cada ciência possui o seu próprio jargão. Com o Direito não será diferente. Aos poucos você irá se familiarizando com a linguagem jurídica. Utilize sempre um dicionário e, quando necessário, consulte um dicionário jurídico.
4. Ao ler um texto, desenvolva o seu próprio sistema de notação. Marcar ou sublinhar as passagens mais relevantes do texto é uma técnica importante que nem todos dominam. Busque a idéia central de