Metodologia
Este trabalho tem por objetivo analisar e comparar os conteúdos programáticos da Disciplina Introdução ao Estudo do Direitono curso de Bacharel em Direito da Faculdade Anísio Teixeira. Segundo Herkenhoff (2010) conteúdos programáticos de uma disciplina é o detalhamento de conhecimentos, habilidades e atividades, ordenados em seqüência lógica, que possibilita o alcance dos objetivos preestabelecidos em um processo ensino-aprendizagem. Segundo o Reale (2002) é um sistema de conhecimentos, recebidos de múltiplas fontes de informações, destinados a oferecer os elementos essenciais ao estudo do Direito,em termos de linguagem e de método, com uma visão preliminar das partes que o compõem e de sua complementaridade, bem como de sua situação na história da cultura.
A Introdução ao Estudo do Direito enquanto disciplina destina a dar ao iniciante na ciência jurídica as noções e os princípios fundamentais, indispensáveis ao raciocínio jurídico, bem como noções sociológicas, históricas e filosóficas necessárias à compreensão do direito na totalidade de seus aspectos (GUSMÃO, 2000). No pensamento de Reale (2002) a Introdução ao Estudo do Direito é importante na graduação como uma forma de conhecimento de natureza propedêutica, ou seja, um sistema auxiliar e preparatório de conceitos postos na base das disciplinas jurídicas.
A Introdução ao Estudo do Direito no Curso de Direito assumi enorme relevância no campo geral do conhecimento jurídico, visto que embasa a compreensão dos fundamentos teóricos e do sistema conceitual dos mais diversos ramos que compõem a ciência jurídica, apresenta essência propedêutica, oferecendo os conceitos basilares do conhecimento científico do Direito, passíveis de aplicação nos mais diversos campos da ciência jurídica. “Com efeito, noções fundamentais como “norma jurídica”, “ordenamento jurídico” ou” relação jurídica” podem ser utilizados na totalidade dos ramos do Direito, tais como o Direito Civil, o Direito Constitucional, o