Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas
APRENDIZAGEM BASEADA
EM
PROBLEMAS
O problema é o ponto de partida e condutor do processo de aprendizagem. Como o problema deve ser abordado, é atividade do estudante que explicita os objetivos a serem aprendidos, a seleção dos meios e como se verificará a aprendizagem. (MACEDO, 2004, p.183)
Características Gerais
A filosofia pedagógica da proposta curricular de aprendizagem baseada em problemas é o aprendizado centrado no aluno.
É baseada, portanto, no estudo de problemas propostos com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdos de forma reflexiva e tensionada por problemas concretos.
O problema identificado é o mediador principal do aprendizado. Especificidades
Nessa metodologia, o professor, com o intuito de abranger os conteúdos propositadamente interligados, propõe os problemas a serem investigados.
O questionamento provoca a necessidade de interconexão dos saberes advindos das diversas disciplinas, permitindo, assim, a tentativa de visão do todo, com vistas a superar a divisão linear colocada nos currículos conservadores.
Limites
Na Metodologia da Problematização não há controle total dos resultados em termos de conhecimentos.
Eles são buscados para responder ao problema em estudo, este entendido amplamente, considerando-se suas possíveis causas e determinantes, que em geral ultrapassam os aspectos técnico-científicos.
Os resultados não são de todo previstos, a não ser em termos da vivência das atividades pelo aluno em todas as etapas do processo.
Limites
Os conteúdos tanto podem não satisfazer ao professor em termos do que gostaria de ver apreendido pelos alunos, quanto podem surpreender ao professor e ao próprio grupo quando descobrem aspectos e relações não previstos. Se ocorre o primeiro caso, o professor poderá / deverá providenciar outra forma e momento para suprir o essencial do programa não atingido naquele tema.
Vantagens
A opção pela Metodologia de Aprendizagem Baseada