Resenha crítica referente ao artigo " a problematização e a aprendizagem baseada em problemas."
O artigo lido apresenta os métodos de aprendizagem pela Problematização e a aprendizagem baseada em problemas, pode-se observar que os dois se distinguem no modo de elaboração, desenvolvimento e desfecho.
A aprendizagem é essencial para o desenvolvimento do ser humano, conforme conhecemos o mundo adquirimos experiências que são moldadas para nossa aprendizagem, e consequentemente o meio em que vivemos pode moldar esse aprendizado adquirido.
Observando a história da aprendizagem e utilizando como exemplo a prática docente nas escolas, temos o ensino tradicional, em que o professor ensina os alunos a memorizar os conteúdos, e também apenas o professor pode falar sobre o assunto enquanto os alunos ouvem em silêncio.
Logo vemos que a prática docente tradicional se tornou algo ultrapassado e vem sendo modificado há anos atrás. Evidenciando que é essencial o professor explicar a disciplina em sala de aula, porém é necessário esse aluno interagir no assunto, o docente deve proporcionar a abertura de espaço para o aluno participar da aula e se interessar pelo assunto, havendo assim uma produção maior na disciplina lecionada.
É essencial nos estudos utilizar métodos de ensino, tanto para um melhor aprendizado, como para despertar o interesse nos estudantes pelo assunto tratado.
Em minha visão esses dois métodos apresentados, Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas despertam o interesse dos alunos, pois na metodologia de problematização o estudante deve elaborar hipóteses iniciais a partir de seus conhecimentos e experiências adquiridas durante sua vivência (procedimento que caracteriza o construtivismo de Piaget), o que proporciona interação no assunto e por consequência, esse mesmo estudante deve buscar soluções para a resolução do problema através de sua realidade. Na Aprendizagem Baseada em