Metodologia da pesquisa cientifica
ATIVIDADE
O plágio segundo Sonia M. R. Vasconcelos, pode ser de qualquer natureza, seja ela de trabalhos academicos, musicas frase entre outros do genero, o plágio ocorre quando alguém copia o trabalho de alguém e não cita ou informa o autor (coloca os créditos).
Devido a velocidade do desenvolvimento tecnologico está claro que as informações chegam para todos de forma rápida e fácil, facilidade esta que possibilita que qualquer um se aproprie sem a devida autorização da idéia de alguém, inclusive se benefiando do trabalho de alguém que ao menos foi lembrado em muitos dos casos o plagiador não se preocupa em saber ao menos o nome do autor.
Nos dias atuais é muito comum apropriar se das capacidade intelectual de outra pessoa, uma vez que o indivíduo acredita estar tirando vantegens com o ato de plagiar, quando o mesmo é o maior prejudicado em seu desenvolvimento crítico com o agravante de poder ser responssabilizado por ter cometido um crime.
Uma informação que talvez muitos não saibam que mesmo com concentimento do autor ainda sim é considerado plagio a cópia de um trabalho.
Para a realização de um trabalho acadêmico é necessário que o aluno siga as normas ABNT, na mesma o aluno vai encontrar as devidas especificações normativas para cada tipo de citação seja ela direta ou indereta.
É importante lembrar que o plágio é considerado crime previsto no Código penal Brasileiro, na Lei 9610.
Portanto, para trabalhos escolares e acadêmicos é impressidivel a citação dos autores, afim de mostrar que sua opinião foi formada a partir da ideia e concepção de alguém que contribui no seu desenvolvimento intelectual.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Vasconcelos M. R Sonia. O plágio na comunidade científica:questões culturais e linguístcas. Ciencia e Cultura, 2007. Disponivel em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252007000300002&script=sci_arttext> Acesso em 08 de abril de 2015.