Atividade 2 Materialismo I II e Dualismo
Nome: Eric Araújo
QUESTÕES INICIAIS – AULA 2 – MATERIALISMO I, II e DUALISMO
1 – (3,0) Se o materialismo estiver correto, quando tenho uma proposição verdadeira, a ela deve corresponder alguns estados cerebrais. O mesmo deve ocorrer quando tenho uma proposição falsa. Mas como distinguir estados cerebrais verdadeiros de estados cerebrais falsos? Isso seria possível?
R: Sabemos que estamos pensando, mas ambos, você e eu, não podemos observar nossos pensamentos de maneira objetiva, até porque nem sequer podemos ver nossos cérebros. Tudo que nos pensamentos (o cérebro) ser torna real mesmo que não seja, pois, o cérebro criar essa sensação, isto acontece muito com pessoas que tem transtornos mentais.
2 (3,0) – a) Pode o cérebro humano conhecer a si mesmo?
R: A capacidade simbólica do cérebro gerou coisas notáveis como uma habilidade geneticamente determinada de aprender qualquer língua ou inventar uma nova, por exemplo, o esperanto e as linguagens de computador. Também gerou a capacidade especial de inventar melodias, sons harmônicos, dança, elementos simbólicos que usam provavelmente as nossas estruturas cerebrais responsáveis pela fala, articulação dos movimentos e pela integração de tudo isso.
b) O que podemos saber acerca de nosso cérebro?
R: Que não há mente sem o aparelho cerebral, ou seja, que a consciência está diretamente ligada aos processos neurobiológicos do nosso cérebro.
c) Poderá a medicação suprir o autoconhecimento fornecido pela psicoterapia?
R: Não, pois embora a medicação ajude o paciente no processo de se estruturar, a psicoterapia ainda continua sendo imprescindível na promoção do autoconhecimento através da psicoterapia com suas diversas técnicas envolvidas em um contexto de conversação dialógica, ou seja, um não exclui outro, devendo em muitos casos em que ocorrem determinadas patologias graves, ser ministradas ambas paralelamente.
3 – (4,0) Há uma diferença essencial entre o dualismo substancial e o