metodologia da pesq cientifica
A ciência é fundamentada em tentativas e erros, pois ela é feita por pessoas, e as pessoas são falhas, assim a ciência assume essa característica humana. Mas ela sempre esta em busca da “perfeição”, quando existem verdades estabelecidas, a ciência pode se tornar dogmática.
Quando existe algo em que uma cultura acredita e não existem argumentos para questionar tal afirmação, a ciência se arrisca a ser dogmática, aceitando-a. Os cientistas seguem um paradigma para eliminar teorias que fogem de seus conhecimentos.
Na ciência há constantes mudanças em suas afirmações, pois várias teorias são derrubadas por outros cientistas e outras que desafiam a própria ciência
Os paradigmas devem ser defendidos ou desafiados? Analisando essa questão percebemos que desafiá-los se torna mais interessante, pois é quase uma obrigação criar novas questões, novos estudos e assim novos resultados que podem tornam algo bem positivo. Com isso podemos estar sempre renovando as idéias defendidas e questionadas, pois somos capazes de acumular as coisas boas e descartar as inúteis. Guardar tudo poderia fazer com que nós não fossemos capazes de utilizar nada.
Mas para dar sentindo e verdade aos debates e discussões, precisamos começar a partir de paradigmas existentes, mesmo que nessa nova idéia defendida eles não sejam mais validos. Não só a ciência, mas todas as pessoas têm a capacidade e fontes necessárias para criar novos paradigmas.
A ciência se baseia nos paradigmas existentes e se aprofunda nas questões que precisam de maiores detalhes e que ainda não foram desvendados, sendo necessário sempre haver um paradigma a ser derrubado. Com isso se obtém bons argumentos que