pressão arterial
Pressão sistólica ocorre quando há a contração do músculo cardíaco, levando o sangue(hemoglobina) para ser oxigenado nos pulmões, e a pressão diastólica ocorre quando há o relaxamento do músculo cardíaco, ou seja, o sangue(as hemoglobinas) já foram oxigenadas nos pulmões, e voltam como sangue arterial, para poder supri as células de oxigênio, novamente, e assim por diante. É considerada pela OMS, como pressão " normal " a que varia entre 140mmg e 870mmg de mercurio., mas ista média varia de um organismo para outro, pois depende muito do tipo de vida que cada indivíduo leva e assim por diante Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.
Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.
O coração trabalha em dois tempos:
• Contração para expulsar o sangue. A força é máxima e esse processo é chamado de sístole.
• Relaxamento do coração entre as contrações cardíacas. A força é mínina e esse processo é chamado de diástole.
Órgãos-alvo da hipertensão: coração (risco de cardiopatia como a insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio), cérebro (AVC – acidente vascular cerebral), vasos e rins (insuficiência renal).