Ensaio
O Saber Profissional dos Professores
Que características deve ter o conhecimento profissional dos professores especialistas na perspectiva da educação de qualidade? Qual deve ser seu saber e seu “saber fazer” profissional?
Normalmente o conhecimento profissional organiza-se em torno dos conteúdos das diversas disciplinas, ficando em segundo plano os saberes e destrezas relacionados com a atividade docente. A exemplo disso, temos muitos docentes de todos os níveis de ensino que se vêem mais como especialistas disciplinares que como docentes. No entanto, e, apesar disso, todos os professores desenvolvem inevitavelmente um conhecimento tácito relacionado com o processo de ensino-aprendizagem que em grande parte orienta e dirige sua conduta em sala de aula.
Estes dois componentes do conhecimento profissional dos especialistas, o saber mais acadêmico e disciplinar e o saber fazer tácito, possuem características epistemológicas claramente diferentes. O primeiro é um conhecimento consciente, abstrato e racional, baseado na lógica da disciplina, centrado nos produtos da ciência
(leis, conceitos e teorias) e, com freqüência, pouco relacionado com os contextos históricos, sociológicos e metodológicos de produção científica. O segundo, ao contrário, é um conhecimento tácito, concreto e irreflexivo, baseado na lógica do pensamento cotidiano, constituído por princípios e pautas de atuação vinculadas a contextos escolares concretos e pouco relacionado com os conceitos e teorias da ciência da educação.
Os componentes do saber profissional desenvolvem-se na mente do professor através de processos diferentes. O saber sobre a disciplina gerouse através do estudo e da reflexão teórica com freqüência carregada de academicismo, enquanto que o saber fazer gera-se pela interiorização mimética de formas de atuação docente observadas durante muitos anos, desde que foi aluno, ou por processos intuitivos de ensaio e erro durante o trabalho em