Metodologia Da Global Business Network GBN
O processo de planejamento por meio de cenários, desenvolvido pela GBN, segue os oito passos, ilustrados na figura abaixo, e que são descritos subsequentemente.
Passo 1: Identificação do Assunto Focal
Esse passo possui como objetivo a identificação da principal preocupação estratégica, preferencialmente na forma de uma decisão clara. Questões como “se construir ou não novas instalações, estabelecer ou não novos negócios, fazer ou não a fusão com empresas concorrentes/similares” são formuladas para refinar a preocupação estratégica. Outras questões importantes relacionadas com o futuro são também formuladas, buscando o refino e a consistência necessária ao início dos trabalhos. Obter respostas às indagações críticas a seguir apresentadas são condicionantes para o sucesso desse passo e de todo o processo: “O que os tomadores de decisões estão pensando em relação ao futuro?”, “Que decisões a serem tomadas terão influência, a longo prazo, nos destinos da empresa?”, “Como podemos ter certeza de que as especificidades que distinguem nossos cenários realmente farão diferença para nossos negócios?”, “Quais são as principais preocupações/desejos de nossos clientes?” , “Quais são os desconfortos de nossos clientes e quais serão os nossos focos de atenção?”. Elaboramos, também, uma agenda estratégica de trabalho para a empresa, com foco nas questões preocupantes, determinando os pontos de referência dos cenários (tempo e lugar), para depois testarmos sua relevância, bem como indicações que levem ao conceito do negócio e à definição de fronteiras para a futura pesquisa e busca de informações.
Para a pesquisa das informações, utilizamos ferramentas como entrevistas com os clientes, funcionários, leitura de material da empresa, relatórios, entre outros.
Passo 2: Fatores-chave
Nesse passo, identificamos os fatores-chave no ambiente, caracterizados por eventos e tendências que determinarão a diferença entre o sucesso e o