Cenários
Existem cerca de 13 modelos de construção de cenários, esta pesquisa abordará 03 destes:, Análise de impactos cruzados e Abordagem lógico-intuitiva e o Método da Global Business Network (GBN).
O modelo conhecido como Análise dos Impactos Cruzados foi desenvolvido pela Rand Corporation em conjunto com a University of Southern California. O método desenvolveu uma metodologia que examina o inter-relacionamento dos eventos através do cruzamento de probabilidades. Podemos considerar este método útil pois ele inter-relaciona eventos e quantificas as probabilidades de ocorrências destes, mostrando-se mais flexível que os métodos tradicionais.
A abordagem Lógico-Intuitiva admite que decisões se fundamentam em um conjunto de inter-relações entre fatores políticos, sociais, ambientais, tecnológicos e econômicos. Para este modelo, a maioria destes fatores independe da vontade direta das empresas. Desta forma, as organizações devem entende-los para elaborar estratégias. A abordagem Lógico-Intuitiva foi desenvolvida paralelamente pela Strategic Research Institute International (SRI) e pela Royal Dutch Shell a partir da década de 1970.
No Método da Global Business Network (GBN), o planejamento de cenários implica escolher dentre várias opções, compreendendo os possíveis resultados. As etapas deste Método são identificar: a questão ou decisão central; as forças-chave no ambiente local; as forças-motrizes. Este método preocupa-se ainda com: hierarquizar por importância e incerteza; selecionar e definir a lógica dos cenários em torno dos quais haverá mudança; encorpar os cenários, além de verificar as