Resenha: A Ruptura com Visões Simplistas sobre o Ensino de Ciências
CURSO DE FÍSICA
METODOLOGIA ESPECIFICA DA FÍSICA
DOCENTE: ROBSON
28 ABRIL. 2014 WANDERSON LOBATO FERREIRA
Resenha: A Ruptura com Visões Simplistas sobre o Ensino de Ciências
GIL-PÉREZ, Daniel. A formação de professores de Ciências: tendências e inovações/ Daniel Gil-Pérez, Anna Maria Pessoa de Carvalho; revisão técnica da autora: [tradução Sandra Valenzuela]. 9 ed- São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 26) (Cap. I)
Segundo os autores Gil Pérez e Carvalho a ruptura com visões simplistas é o primeiro passo a ser dado para que os nossos futuros professores venham a exercer uma docência de qualidade. O reflexo dessa problemática é evidenciado com a carência de uma formação adequada, desprovida de determinadas competências, mas sequer esses futuros profissionais são conscientes de suas insuficiências que segundo os autores são uma das consequências do modelo de ensino baseado na transmissão de conhecimento.
Introduzir as orientações construtivistas na formação inicial docente é uma forma eficiente defendida pelos autores para eliminar visões simplistas, reunindo grupos de professores visando um trabalho coletivo de reflexão, realizando debates para que existam professores críticos e reflexivos contribuindo para uma mudança de suas concepções tradicionais, levando em consideração as atividades dos grupos em nenhuma hipótese devem substituir os trabalhos dos pesquisadores. Embora a preocupação com o professor como um dos fatores essenciais no processo de ensino/aprendizagem seja antigo, até recentemente os estudos centravam-se nas características do bom professor ou nas “diferenças entre os bons e maus professores”, ao passo que hoje a questão que se coloca é os conhecimentos que nós professores, precisamos adquirir.
Essa formação visa suprir as necessidades formativas docentes, além de romper visões simplistas sobre o ensino