Mestrando
Dinâmica de Sistemas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
1
Análise Interdisciplinar de Cenários Sociais
Sistema CESM para Aplicação em Modelagens de Ontologias Probabilísticas
João N. P. Feliciano F°.
1. INTRODUÇÃO
Desde a segunda metade do século XX, ante a emergência de temas ligados à sustentabilidade, a disciplina de Análise de Cenários (Scenario Analysis) – inicialmente restrita à área das finanças – gradativamente expandiu seu campo de estudos, encontrando lugar entre as principais ferramentas de suporte ao diagnóstico sócio-comportamental e planejamento de ações organizacionais e políticas. É, pois, nesse contexto, que surgem as propostas em “Análise de
Cenários Sociais” como dimensão complementar às investigações econômica e ambiental que compõem, em conjunto, os pilares de uma nova ciência de cenários com foco na sustentabilidade.
Todavia, a despeito do significativo avanço tecnológico a que se submeteram tais ferramentas nas últimas cinco décadas, sua eficiência em obter resultados consistentes em aplicações práticas no campo da previsão da dinâmica social ainda se tem apresentado aquém das expectativas de cientistas, gestores e governantes1. Essa ineficiência – supostamente vinculada às metodologias empregadas nas atuais análises de cenários – tem, entretanto, ensejado os recentes esforços de pesquisa nas áreas de modelagem de sistemas sociais, de diagnóstico social interdisciplinar e de revisão dos métodos estatísticos atualmente utilizados para a simulação de cenários futuros.
Assim, tais inovações concepto-tecnológicas vêm sendo empreendidas, não só nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de organizações de grande porte como
Google, Apple e Microsoft – cujo sucesso comercial
depende