Questões sobre o filme 12 homens e uma sentença.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
Filosofia do Direito –
Questões sobre o filme “12 homens e uma sentença”
SEROPÉDICA
2014
Questões:
1. A que tipo de decisão coletiva o juiz esperava que o júri chegasse? Bastava que se atingisse algum tipo de maioria?
2. Se um dos integrantes do júri fosse escolhido, ao acaso, logo após o término da exposição dos fatos pelos advogados das partes, para dizer se o réu era inocente ou culpado, qual seria a probabilidade de condenação?
3. O arquiteto, único integrante do júri que se pronunciou contra a condenação, no primeiro momento, acreditava piamente na inocência do réu?
4. Por que o arquiteto propôs que fosse realizada uma nova votação (secreta), aceitando mudar seu voto se ninguém mais votasse “inocente”? Foi uma aposta?
5. Quando o velhinho, nessa votação secreta, votou “inocente” ele já estava convencido da inocência do réu?
6. Com base nos três eixos da prática judiciária descritos por Paul Ricoeur, identifique-os no filme.
7. Qual o argumento utilizado por aqueles que eram favoráveis ao réu para atenuar a importância das informações fornecidas pelo psiquiatra no tribunal? (Argumento colocado pelo relojoeiro do leste europeu).
8. Em uma decisão coletiva, é possível utilizar os conhecimentos de cada um dos participantes para se buscar uma decisão melhor. Que informação fornecida por um integrante do júri, que tinha morado a maior parte da sua vida em uma região de cortiços parecida com a vizinhança do réu, foi decisiva para que vários outros integrantes do júri mudassem de opinião?
9. A decisão coletiva pode ajudar a se chegar a uma melhor decisão? Comente, utilizando a situação do filme como exemplo.
10. O que você pensa do final do filme. Ele beira o melodrama com final feliz, com um herói bem ao gosto de filmes americanos. Em sua opinião, a crítica deveria ser