Metodo kaizen
1. APRESENTAÇÃO
A metodologia Kaizen é de origem japonesa que significa “melhoria contínua”, seja no aspecto pessoal, familiar, social e no trabalho. Muito mais que um método, Kaizen é considerada por muitos como uma filosofia.
Conhecida como Administração Japonesa de hoje, descende de toda uma tradição de educação, complementada por conhecimentos norte-americanos a partir dos anos 50. Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em administração norte-americanos. Esta prática visa o aprimoramento não só da empresa, mas de uma forma geral e gradativo, é preciso que a preocupação da empresa e os esforços de seus colaboradores tenham uma continuidade, melhorando dia após dia. É essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementada.
2 JUSTIFICATIVA
Kaizen é um processo integrado de TQC (Total Quality Control) de aprimoramento continuo, que é a essência da Administração Japonesa. E os japoneses dão importância tanto a esse processo integrado, quanto ao resultado que se busca. É tão importante ter eficiência quanto obter eficácia.
Para alcançar o resultado positivo é necessário pelo menos três quesitos a serem atendidos:
Estabilidade Financeira e Emocional ao empregado; Clima Organizacional agradável e Ambiente simples, funcional e agradável. Onde se encaixam os “5 S”, que são iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke que estão relacionadas com a harmonia.
3 OBJETIVO
Na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns. É tão importante ser eficiente quanto obter o resultado certo, ser eficaz.
O segredo do resultado positivo está em trabalhar bem o processo que gera resultado. Há momentos em que o resultado é uma coisa estática e o processo é toda uma vida dinâmica de trabalho colaborativo entre pessoas usufruindo e compartilhando coisas, que deve ser muito bem vivido.
Esta é a essência da