Estudo de caso Kaizen
Este estudo tem como finalidade verificar a disseminação e aplicação da filosofia kaizen na empresa Bridgestone através de um treinamento de capacitação para os colaboradores.
1. Introdução
Em japonês, Kaizen (Kai=mudar, Zen=para melhor) significa melhoria contínua. A palavra implica melhoria que envolve todos – gerentes e trabalhadores – e envolve relativamente poucas despesas. A filosofia Kaizen assume que seu estilo de vida – seja a vida profissional, social ou doméstica – deve ser o foco dos esforços de melhoria contínua. Surgiu em meados dos anos 50, quando os nipônicos retomaram a Administração Clássica Taylorista, para renovação da idéia criaram o conceito com o slogan: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje” ou “Um dia não deveria passar sem que alguma forma de melhoria tenha sido feita”. O kaizen é uma filosofia que abrange todas as técnicas de melhoria, aglutinando-as de maneira harmoniosa para tirar o máximo proveito do que cada uma oferece.
2. Revisão Bibliográfica
Kaizen significa melhoramento. Mais: significa melhoramento na vida pessoal, na vida doméstica, na vida social e na vida de trabalho. Quando aplicada para o local de trabalho, Kaizen significa melhoramentos contínuos envolvendo todo mundo – administradores e trabalhadores igualmente (IMAI, 1986).
No processo de melhoria contínua não é o tamanho de cada passo que é importante. Mais do que isso, é a probabilidade de que a melhoria vai continuar. Não é a taxa de melhoria que é importante no processo de melhoria contínua, é o momento da melhoria. Não importa se melhorias sucessivas são pequenas, o que de fato importa é que todo mês, ou semana, ou dia, ou qualquer que seja o período, alguma melhoria tenha de fato acontecido (SLACK et al., 1997).
O processo de realizar melhorias, mesmo pequenas, e atingir a meta enxuta de eliminar todo o desperdício que adiciona custo sem agregar valor é um Kaizen. Kaizen ensina aos indivíduos as