metodo historico
“Por ser caracterizada como carne magra (possuindo menor teor de gordura que as carnes de boi e porco) e ser a fonte proteica de origem animal mais acessível do mercado, a carne de frango agrega cada vez maior número de consumidores, contribuindo, assim, para o aumento dos negócios que envolvem essa ave”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Quanto ao abate e ao processamento da carne, as principais finalidades são:
- Remover componentes indesejáveis tais como sujidades e contaminados, como sangue, pés, penas e vísceras;
- Retardar o desenvolvimento de microrganismos e diminuir sua contaminação, especialmente os patógenos, tornando o alimento apto para consumo.
Etapas do abate
Recepção
A recepção das aves deve ser feita da forma mais rápida possível para que o estresse pré-abate se reduza. O ambiente deve ser sombreado e possuir ventiladores, procurando criar um microclima favorável. Além disso, os nebulizadores devem ser acionados, para que a umidade se normalize e, assim, evitar que as aves morram por sufocação.
Pendura
Nessa etapa, os frangos são pendurados pelas pernas em suportes ligados à nória. No entanto, para evitar lesões nas coxas, o manuseio das aves deve ser firme, mas com cuidado para que o animal não se debata, vindo a se machucar. Estresse e injúrias diminuem a qualidade da carcaça, enquanto fugas e debatimentos prejudicam o rendimento do trabalho de recepção e pendura.
Atordoamento