Metodo BSC
‘Argumentos para implantação do modelo BSC em uma empresa.’
Carta ao Diretor, apresentação modelo BSC.
Prezado diretor, venho por meio desta apresentar os principais pontos do BSC, modelo utilizado por muitas organizações. Este método apresenta quatro principais perspectivas que partem do princípio de que cada uma dela tem sustentabilidade quando interligada à outra. Assim, a visão macro da organização facilita a verificação de como a empresa se direciona em um determinado período de tempo, tanto em relação ao mercado quanto internamente.
Referências de Kaplan & Norton e argumentos.
Para Norton e Kaplan, pág. 33, “Os objetivos nas quatro perspectivas são conectados uns com os outros por relações de causa e efeito. A partir do topo, parte-se da hipótese de que os resultados financeiros só serão alcançados se os clientes-alvo estiverem satisfeitos. A proposição de valor para os clientes descreve como gerar vendas e aumentar a fidelidade dos clientes-alvo. Os processos internos criam e cumprem a proposição de valor para os clientes. Os ativos intangíveis que respaldam os processos internos sustentam os pilares da estratégia. O alinhamento dos objetivos nessas quatro perspectivas é a chave para a criação de valor e, portanto, para uma estratégia focada e dotada de consistência interna.”.
Com isso entende-se que o modelo Balance ScoreCard, é um método que proporciona uma visão ampla da empresa, onde cada processo pode ser visualizado, acompanhado e medido de maneira estratégica, onde todos os dados operacionais dão o embasamento para mostrar os detalhes do funcionamento da empresa.
É uma ferramenta que permite uma definição de metas, ações e estratégias que facilita as medições de desempenho através de indicadores direcionados.
Ainda segundo Norton e Kaplan, pág. 51, “O mapa estratégico descreve a lógica da estratégia, mostrando com clareza os objetivos dos processos internos críticos que criam valor e os ativos intangíveis