O metodo BSC
Módulo: 4
Fórum: Atividade Individual
Título: Análise crítica do Balanced Scorecard
Aluno: Marina Laura Mirazon Jancso
Disciplina: Balanced Scorecard
Turma: FGVON01-GES-SP16-T2_BSEAD-30_0314_E3
Introdução
O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento de gestão estratégica criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton (Harvard Business School), que permite mensurar o desempenho da empresa ou organização.
Resumidamente, o BSC ajuda as organizações a gerir crescimento futuro, objetivos e planejamento; sua finalidade é estabelecer uma metodologia pela qual se determina se os objetivos (gols) foram alcançados ou não, ou excedidos. O BSC adiciona métricas não-financeiras às tradicionais métricas financeiras, com o objetivo de proporcionar uma visão integrada e holística à performance da organização.
Existem 4 componentes no BSC:
Financeiro – dados financeiros tradicionais - onde a companhia está hoje, e onde deveria estar
Processos Operacionais Internos – lida com melhoria de processos operacionais e de Negócios
Aprendizado e Crescimento – lida com treinamento e implementação da cultura corporativa
Satisfação do Cliente – Lida com a percepção do produto e/ou serviço pelo usuário final (cliente), o que determina em última instância a falha ou sucesso da organização.
Responder aos objetivos definidos por estas 4 perspectivas permite adaptar e melhorar continuamente a estratégia da organização. No entanto, como toda ferramenta que busca medir a performance financeira da companhia, existem vantagens e desvantagens na implementação do BSC.
Vantagens
Oferece uma perspectiva integrada e holística sobre a organização (articulação entre perspectiva financeira, cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento), de forma simples, concisa e sem redundâncias, através de conceitos fundamentais como missão, visão, valores, indicadores de desempenho - Key Performance Indicators KPIs. As diversas perspectivas