ADMINISTRA O CL SSICA
CLÁSSICA
Desenvolvimento e Influências
INTRODUÇÃO
A Administração como ciência;
• Século XX
Características:
• Foco na gestão
• Hierarquia
Propósito:
• Eficiência (qualidade, rapidez)
• Eficácia (rendimento)
Evolução da teoria de Taylor (abordagem mais ampla)
QUEM FOI HENRI FAYOL?
Nasceu em Constantinopla no ano de 1841, formou-se em engenharia de minas aos 19 anos pela escola de
Minas de Saint-Étienne. Aos 25 anos tornou-se gerente de minas e após um período de experiência assumiu a gerência total da empresa metalúrgica e carbonífera que passava por um momento difícil. Ao sair da empresa, em 1918, Fayol a deixou completamente estável.
OBRA
Henri Fayol foi o criador do livro Administração industrial e geral, que deu origem à Teoria clássica da administração em meados do século XX.
Segundo a obra, toda administração significa previsão, organização, mando, coordenação e fiscalização.
As funções administrativas importantes de uma empresa.
Dentre os ensinamentos dispostos na obra estão: características fundamentais do pessoal da empresa, elementos fundamentais para uma eficiente administração, os princípios que devem ser aplicados à gestão, as funções de um gestor ...
A empresa deve iniciar com um plano e, em seguida, definir objetivos, a fim de poder praticar o seu plano de administração
Na administração clássica o líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.
A obra de Fayol teve grande contribuição para o desenvolvimento de outras escolas administrativas. Além disso, suas teorias foram implementadas em várias organizações de sucesso ao redor do mundo.
devem
ser
tratadas
como
as
mais
CARACTERÍSTICAS
Os 14 princípios básicos
Todos esses 14 princípios adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar, por isso, são chamados de princípios gerais ou universais.
OS 14 PRINCÍPIOS
Divisão do trabalho: especialização de todos os