Administra O Cl Ssica
Administração cientifica
Henri Fayol
Frederick Winslow Taylor
Europeu, desenvolveu a Teoria Clássica preocupada em aumentar a eficiência por meio da sua organização e da aplicação de princípios da Administração em bases cientificas.
Americano, iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.
Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). Fayol, um engenheiro Francês, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica de Taylor.
Taylor estudou tempos e movimentos, tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa
Conceito de Administração:
Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções de administrador. Na visão de Fayol, tanto o diretor, o gerente, como o supervisor – cada qual em seu respectivo nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
Taylor passa por dois períodos:
1º período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e