Administra o Cl ssica
Em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Ela partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. A microabordagem no nível individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização como um todo em relação a sua estrutura organizacional. Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
As funções básicas da empresa
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções:
1-Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2- Funções comerciais, relacionadas com compra, venda e permutação.
3- Funções financeiras, relacionadas com procura e gerência de capitais.
4- Funções de segurança, relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5- Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6- Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Conceito de Administração:
Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor - cada qual em seu respectivo nível.
1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2. Organizar: Constituir o duplo organismo