Metamorfismo e Placa Tectonicas
PLACAS
Rochas metamórficas são formadas a partir da recristalização parcial ou completa de minerais nas rochas por longos períodos de tempo. O resultado deste processo é a mudança na composição mineral em estado sólido e mudança da textura da rocha.Este processo chamase metamorfismo, o qual pode ser considerado tanto um processo físico como químico.
O metamorfismo pode ser classificado de vários tipos diferentes, sendo eles:
Metamorfismo Regional, de Contato, Assoalho Oceanico, Enterramento, Choque e
Doformacional. Neste trabalho, o tipo que nos interessa é o metamorfismo regional. Este tipo de metamorfismo em questão se caracteriza por mudanças amplas na temperatura e pressão produzindo mudanças nas rochas devido as forças tectônicas.
As forças tectonicas são as forças produzidas pelos movimentos das placas tectônicas, os quais podem ser classificados em: divergente, transvergente e convergente. A tectônica de placas pode ser relacionada ao metemorfismo, de modo que tal ação pode afetar a rocha formada. Em cada tipo de movimento metamórfico podem ser formados rochas metamórficas diferentes.
Logo, por esse tipo de rochas ser formado ou alterado por conta de mudanças de calor e pressão em rochas préexistentes, a tectonica de placas a qual promove pressão nos pontos em que é convergente, aumento de temperatura nos divergentes e grande impacto e mudança brusca de temperatura nos pontos onde é transvergente pode ser diretamente relacionada com o metamorfismo, uma vez que cria, de diversas formas locais mais favoráveis para que essas rochas sejam formadas.
Durante o metamorfismo podem ocorres 2 tipos de mudanças: mineralógicas e texturiais. São chamadas de mudanças mineralógicas as quais mudase a composição da rocha ( ex.: argila para mica )