Questões de geologia
O teor de ferro aumenta ou diminui do núcleo para a crosta terrestre? E os teores de silício e oxigênio? Explicar o acontecimento desses fenômenos.
R: O teor do ferro diminui do núcleo para a crosta, pois o núcleo é composto em sua maior parte de ferro (em torno de 80%) alem de outros elementos, como níquel e outros elementos pesados. O Silício concentra-se na crosta , pois é um dos elementos mais leves (Si=14) e se apresenta apenas sob a forma de compostos de silício que podem ser encontrados na natureza. O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composto de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta. O oxigênio encontra-se principalmente na atmosfera e foi originado, principalmente, da fotossíntese dos mares da Terra primitiva. Presente na atmosfera em forma de gás oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2), é também o elemento mais abundante na crosta terrestre e oceanos. Esses dois gases, juntamente com a água (H2O), são as principais fontes inorgânicas desse elemento.
Qual a relação entre a Tectônica de Placas e a formação de vulcões e terremotos?
R: A superfície terrestre é dividida em uma série de placas tectônicas, que movem-se umas em relação às outras acima de uma zona mais quente, profunda e mais móvel - o manto - a uma velocidade de alguns centímetros por ano. Vulcões ocorrem tanto nas zonas limítrofes como no interior das placas tectônicas. A maior parte dos vulcões estão localizados ao longo ou perto dos margens das placas tectônicas e por conseqüência são chamados de vulcões de "limites de placas". As áreas periféricas do oceano Pacífico são pontuadas por muitos vulcões de "limites de placas" ativos que formam o assim chamado "Círculo de Fogo". As ilhas havaianas talvez sejam o melhor exemplo de uma cadeia vulcânica originada no interior de uma placa tectônica..
O que é um silicato?