Questões resolvidas de Geologia do Petróleo - UFF
RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE GEOLOGIA DO PETRÓLEO
Prof.: Eliane da Costa Alves
Aluno: Luca Gabriel Vieira França
1ª. Questão: (Elabore e ilustre) Analise e comente a evolução de Margens Continentais Ativas e Passivas, abordando os seguintes conceitos: Placas Tectônicas, Separação dos Continentes, Construção dos Oceanos, Geomorfologia de áreas divergentes e Geomorfologia de áreas continentais (máximo de três páginas).
R: ANEXO A
2ª. Questão:
(Elabore e ilustre) Ciclo das Rochas.
R:
Figura - Transformação das Rochas
Esse processo ocorre de forma cíclica. Sendo assim, não podemos definir o seu início. Para detalhar essa transformação considera-se inicialmente a formação das rochas ígneas.
Rochas Igneas -> Rochas Sedimentares
Com os movimentos da terra, as rochas ígneas que se formam há quilômetros abaixo da superfície acabam emergindo, ao longo de milhões de anos. Essas rochas acabam sofrendo a ação dos agentes externos, como a água, os ventos, a exposição ao sol e às chuvas, entre outros. Com isso, a rocha vai mudando as suas características. Esse processo de transformação do solo por agentes externos é denominado intemperismo e o seu resultado são as rochas sedimentares. Elas se formam quando os sedimentos gerados pelo intemperismo são depositados em fundos de rios, lagos e se aglutinam.
Rochas sedimentares -> Rochas Metamórficas - > Rochas Sedimentares
Com o tempo, as camadas da terra vão se sobrepondo e essas rochas sedimentares vão se acumulando em profundidades cada vez maiores. Com isso, passam a sofrer com a pressão da terra e de seu extremo calor interno, tornando-se mais duras e passando a serem chamadas de rochas metamórficas. O processo de aquecimento e endurecimento das rochas é chamado de metamorfismo.
Também pode acontecer o processo inverso, uma rocha metamórfica pode se tornar uma rocha sedimentar através da ação de agentes externos –