a geologia, os geólogos e os seus metodos
A Geologia é a ciência que se ocupa do estudo da Terra e os geólogos são os responsáveis por esse estudo.
Os geólogos, através de métodos diretos (vulcanismo, sondagens, minas) e indiretos (sismologia, geomagnetismo, astrologia) tentam encontrar resposta para um possível modelo da estrutura da
Terra, da sua origem e dinâmica.
1.1 A Terra e os seus subsistemas em interligação
A Terra é um sistema constituído por um conjunto de componentes (subsistemas) que interagem entre si. Um sistema é um conjunto organizado de elementos (energia e matéria) em interação. Um sistema é constituído por vários componentes (subsistemas) que interagem entre si de modo organizado. Atendendo às interações, ao nível da matéria e da energia, que podem existir entre um sistema e o seu meio envolvente, podemos considerar três tipos de sistemas: sistema aberto, sistema fechado e sistema isolado. Um sistema aberto é aquele em que se verificam trocas de matéria e de energia com o meio envolvente. Um sistema fechado apresenta apenas trocas de energia e não de matéria.
Num sistema isolado não ocorrem trocas de matéria nem de energia.
A Terra pode ser considerada um sistema fechado, uma vez que se verificam trocas de energia e as trocas de matéria com o espaço envolvente são desprezíveis. No entanto, este conceito é relativo, na medida em que no passado a Terra já foi um sistema aberto e no futuro poderá voltar a sê-lo.
A Terra é constituída por quatro subsistemas - a biosfera, a geosfera, a hidrosfera e a atmosfera que interagem entre si.
A biosfera engloba toda a vida da Terra. À biosfera pertencem as formas de vida terrestres e aquáticas, assim como as formas de vida simples (bactérias) e complexas (Homem). A geosfera corresponde à parte sólida do planeta Terra; engloba a parte superficial (continentes e fundos oceânicos) e a parte mais interna. A hidrosfera corresponde à totalidade da