Metais pesados
UTILIZAÇÃO
← Fungicidas, baterias, tratamento da borracha, produção de pigmentos, em indústrias de galvanoplastia dando brilho e resistência à corrosão a objetos (Moore & Ramamoorthy, 1984)
← Na natureza, é um elemento traço cuja concentração na crosta terrestre varia de 0,15 a 0,20 ppm, seu principal mineral fonte é a greenockita CdS ← Existem fontes secundárias de obtenção do cádmio, uma delas é a partir de sucatas recicladas de ferro e aço, donde se obtém aproximadamente 10% do cádmio consumido. ←
TRAÇOS NO AMBIENTE
← A contaminação dos solos por Cd se dá principalmente por mineração, poluição atmosférica de indústrias metalúrgicas, queima de combustíveis fósseis entre outros (Matthews, 1984)
Nas plantas
← Em geral, as plantas absorvem prontamente esses elementos dissolvidos nas soluções do solo, seja na forma iônica ou quelado seja na forma de complexos, normalmente ocorre em pequenas concentrações na solução do solo (Kabata-Pendias & Pendias, 1992). Algumas plantas revelam grande afinidade para absorver Cd como espinafre e nabo.
TRAÇOS NOS SERES HUMANOS
← o Cd é um dos venenos profissionais e ambientais mais perigosos, o conteúdo de Ca da dieta alimentar tem relação muito estreita com a absorção do metal pela via gastrointestinal e por conseqüência o acumulo no organismo (Brzozka & Moniuszko, 1998).
TOXICIDADE ← Causam maior preocupação os efeitos a baixas exposições durante muito tempo. ← Em pessoas que têm sido expostas a um excesso de cádmio através da dieta ou pelo ar se têm observado danos nos rins. Esta enfermidade renal normalmente não é mortal, porém pode ocasionar a formação de cálculos e seus efeitos no sistema ósseo se manifestam através de dor e debilidade ← Em trabalhadores de fábricas, onde o nível de