Metabolismo dos Carboidratos
Também conhecido como glicídios ou açucares, entre outros nomes, os carboidratos (que apresenta como fórmula geral: [C(H2O)]n) são moléculas compostas por carbono (CO2), hidrogênio(H) e oxigênio (O2) e são classificadas em classes diferentes que vai da mais simples a mais complexa: os monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos e os olissacarídeos e tem funções essenciais:
Energética (com a glicose (monossacarídeos) que oferece rápida energia ao corpo)
Estrutural (todos os componentes celulares são compostos por um carboidrato, e eles constituem bases necessárias para a estruturação da célula.).
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Metabolismos dos carboidratos Na alimentação ingerimos grandes quantidades de carboidratos (glicose) que logo na boca serão clivadas por enzimas salivares chamadas α-amilase salivar (ptialina) pôr não serão metabolizados, pois essas enzimas apenas quebram essas moléculas (dissacarídeos e polissacarídeos) em partículas menores (monossacarídeos) como, por exemplo, o amido (polissacarídeos) que será transformado em maltose (dissacarídeo). Os outros tipos de carboidratos a maltose que foi obtido na boca e outros que não foram quebrados em maltose continuam o percurso pelo sistema digestório. Contudo, a α-amilase salivar não contribui totalmente para a hidrólise dos polissacarídeos, devido ao breve contato entre a enzima e o substrato. Ao atingir o estômago, a enzima é inativada pelo baixo PH gástrico, ao chegar ao intestino delgado varias enzimas entram em ação para degradar os vários tipos de carboidratos q foram clivados em dissacarídeos como, por exemplo: as maltases, as lactases, as sacarases. A α-amilase pancreática degradará os amidos (polissacarídeos), que não foram clivados quando estava na boca, transformando-os em maltose que por sua