Ensaios de Materiais
Fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes e está dependente do tempo. Este tipo de deformação é observada em todos os tipos de materiais. Para os metais ela só é relevante para temperaturas iguais ou superiores a aproximadamente 0,4Tf (Tf = temperatura absoluta de fusão) do metal em causa. Os polímeros amorfos, como plásticos e borrachas, são os materiais mais sensíveis a este tipo de deformação. Este tipo de deformação é muito comum em materiais que são colocados em serviço a temperaturas elevadas e a tensões mecânicas estáticas.
Objetivo
Determinar a vida útil do material nessas condições Pode ser feito em peças acabadas ou c.p similares aos de tração. Dados quantitativos, e é amplamente utilizado na indústria petroquímica, tubulações de vapor:
Os ensaios de fluência consistem em sujeitar o provete a cargas e a temperaturas constantes. A deformação é medida e traçada em função do tempo decorrido até ocorrer a fratura do provete. A deformação do provete é normalmente dividida em três etapas: fluência primária, secundária e terciária. Na primeira é aplicada a carga e ocorre uma deformação elástica instantânea seguida de uma deformação plástica gradualmente menor até se tornar constante devido ao encruamento do material. Na segunda etapa a velocidade de deformação é constante e é a etapa mais longa. Por último, na terceira o material deforma se muito rapidamente até ocorrer ruptura, este aumento da velocidade de deformação deve se à diminuição da área da secção útil do provete que causa um aumento da tensão aplicada pois a carga se mantém constante. A fluência é um fenômeno físico que provoca a deformação irreversível de um material submetido a uma tensão constante durante uma determinada duração.
Corpo de Prova superfícies lisas e isentas de defeitos; aplicação da carga no eixo longitudinal do c.p; comprimento l e diâmetro 2R;
Materiais frágeis geralmente são ensaios em