centrifugo sedimentação
Introdução
Este método foi proposto por Ritchie em 1948, sendo um dos mais recomendados, pois é rápido, fácil de ser executado e muito sensível. Baseia-se no processo de centrífugo-sedimentação das formas parasitárias num sistema de formol e éter. É útil tanto para cistos de protozoários como para ovos e larvas de helmintos.
Baseia-se na sedimentação através da centrifugação e na lavagem do material com éter, um solvente orgânico que forma uma fase apolar, que retém artefatos vegetais e toda gordura contida na amostra, durante a centrifugação da suspensão das fezes (Ritchie, 1948).
O inconveniente deste método é a utilização do éter, material inflamável, volátil e explosivo. Por isso algumas modificações têm sido sugeridas por alguns autores, como por exemplo a substituição do éter pelo acetato de etila, que além de ser menos inflamável, aumenta a eficiência do método na detecção global de formas parasitárias. (YOUNG et al., 1979; GARCIA & SHIMIZU, 1981; CARVALHO et al., 2002).
OBJETIVOS
Realização do Método de Ritchie, em uma amostra de fezes, com objetivo de familiarização com ele, aplicando os procedimentos referentes ao método, com o intuito de preparar uma amostra devidamente fixada para posterior observação microscópica.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados foram:
Formol
Éter
Água destilada
Gaze
Taça para EPF
Funil de Vidro
Pipeta
Tubo de ensaio
Tampa de Borracha
Centrifuga
Lamina
Lamínula
Métodos
Primeiramente foi realizado o exame macroscópico, onde foi observado a consistência, cor e odor da amostra analisada.
Foi pego cerca de 5 gramas da amostra e diluída em agua destilada dentro do cálice de EPF, a solução resultante foi filtrada em uma gaze dobrada em duas vezes através de um funil de vidro, sendo utilizados 20 mL do sobrenadante. Este foi centrifugado por 1 minuto a 2.500 rpm, e repetidas mais duas vezes esse procedimento, completando com agua destilada em seguida foi decantado o sobrenadante e o