meta dos ginásticos
A ginástica moderna surgiu no século XVIII com Johann Cristoph Guts Muths (1759-1839) o mesmo lecionava na Escola de Ginástica Alemã, Muts desenvolveu um método, considerado sistemático da educação física. Ele dividiu seus exercícios em alguns fundamentos, como o de força: corridas, saltos, lutas. Agilidade: lançamentos, escaladas, natação, equilíbrio. E não deixando de lado, os aspectos culturais, que ele considerava harmônico, que eram, a dança, ginástica, e marcha. Seu objetivo era conseguir uma educação “integral” em que as pessoas reeducassem seus hábitos. Sua teorias destacava o individualismo, competitividade, e uma certa obsessão por exceder ou criar marcas. Entendia-se que os exercícios, ginástica, jogos e competições, deveriam servir para devolver o vigor da alma e a força. Isso incluía paralelas, o primeiro salto de cavalo, jogos violentos, corridas, saltos, luta, barra fixa, etc.
Aspectos Positivos e Negativos
Vantagens:
- Previne lesões nas articulações, alivia dores musculares e a tensão emocional.
- Tonifica e melhora a flexibilidade.
- Desenvolvem maior consciência corporal e reaprendem a respirar.
Desvantagens:
- Ao utilizar os acessórios inadequadamente, os mesmo podem causar problemas na postura
- A falta de um profissional para a orientação, pode causar lesões.
Método Francês
Método Francês teve origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a colaboração de Napoléon Laisné , discípulo de Amorós. Em 1927 foi publicado o Regulamento Geral de Educação Física com a participação de vários outros colaboradores. Esse regulamento foi introduzido no Brasil e difundido por muitos anos, de maneira sistemática.
Na França, a manifestação das práticas gímnicas corporais apresentou várias interfaces, “perpassando pela técnica e utilidade dos exercícios, objetivando o treino de soldados e de civis e, também, pela disposição e interesse em compreender a exercitação corporal sob-rigorosa investigação científica”.
Método