Relatório sobre embalagens
Os plásticos são usados em grandes escalas na produção de embalagens, utensílios domésticos e eletrodomésticos, além de suas aplicações científico-tecnológicas e diversas outras áreas da indústria (VICENTE, 2009).
Para que haja uma avaliação preliminar da compatibilidade entre embalagem e produto é necessário o conhecimento da natureza dos filmes plásticos utilizados para a produção da embalagem. Esse estudo prévio da matéria-prima facilita a execução dos ensaios físicos e mecânicos. O tipo de material pode ser determinado baseado em ensaios simples, onde são analisadas as características como queima rasgamento e solubilidade. Devido à variedade de resinas existentes esses ensaios são considerados subjetivos.
Vários parâmetros são usados para avaliar a qualidade do plástico, tais como espessura, gramatura, taxa de permeabilidade, elasticidade, entre outros.
A espessura é definida como uma das três dimensões de um material é a distância perpendicular entre duas superfícies opostas e paralelas, sob condições específicas. Através dela é que se especifica o filme desejado na indústria. A gramatura é definida como o peso de um material pela sua respectiva área. A sua unidade é dada por g/ m². A partir dela conseguimos obter informações sobre o rendimento e características de um material da embalagem, como por exemplo, uma gramatura maior oferece uma resistência mecânica bem melhor quando comparada com uma gramatura menor.
A taxa de permeabilidade ao vapor de água é a relação entre a quantidade de água que passa através de uma unidade de área por unidade de tempo. Vários fatores podem influenciar na permeabilidade de filmes flexíveis ao vapor de água, como por exemplo, o tipo de polímero e espessura do filme, temperatura, umidade e a adição de aditivos. A determinação da permeabilidade é essencial no desenvolvimento e adequação das embalagens plásticas, principalmente em relação à proteção. A permeabilidade influencia na vida de prateleira dos