PU 2 PERIODO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRENO AZEVEDO CARVALHO
GINÁSTICA GERAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Produção Única apresentada no curso de Educação Física da Faculdade AGES no 2º período E, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas de Fundamentos da Ginástica Geral, Anatomia Humana, Atividades rítmicas e expressivas, Prática educativa IV Atletismo, Bases biológicas aplicadas a Educação Física. sob a orientação dos professores, Ana Paula, Samuel Bruno, Davi Soares, Tiago de Melo, Gustavo Fraga.
Paripiranga
Outubro de 2014
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRENO AZEVEDO CARVALHO
GINÁSTICA GERAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Paripiranga
Outubro de 2014
1. Introdução
Ginástica no contexto da Educação Física escolar foi historicamente construída a partir de determinados modelos, especialmente as escolas ginásticas da Europa. O caráter esportivo também foi uma característica marcante. No decorrer dos anos, a formação profissional em Educação Física enfatizou tais modelos, e consequentemente, grande parte dos professores, no contexto da prática pedagógica escolar, ora apresentam a ginástica baseada nestes modelos ou optam pela sua ausência, perante a alegação de falta de equipamentos e/ou instalações adequadas, confundindo assim, as modalidades gímnicas competitivas (artística/olímpica, rítmica, dentre outras) com a ginástica em si, gerando desta forma, a elitização de tal prática (COLETIVO DE AUTORES, 1992).
1.1 Apresentação do caso
A Educação Física era caracterizada como higienista militarista, na qual a maior preocupação estava destinada á saúde, higiene pessoal e capacidades físicas da população , tendo esta preocupação com o corpo vigoroso e saudável, apto para o trabalho e para obrigações com os país. Com este fato histórico, os exercícios físicos atingiram as escolas de forma alienante, o controle das