cupom cambia
Também conhecido como DDI – código na BMF&Bovespa – o cupom cambial é principalmente utilizado por instituições do mercado financeiro, como bancos e empresas. Ele representa o diferencial da taxa de juro interna e a variação cambial, referindo-se ao mesmo período. Pode-se dizer então que o cupom cambial é uma taxa de juros em dólar, ou se preferir, é a remuneração em reais dos dólares investidos no Brasil, e quanto maior o cupom cambial, maior será a atratividade da entrada de recursos na economia. Caso houver um aumento na taxa de juro ou valorização cambial, a taxa do cupom cambial também aumentará.
Em outras palavras, o cupom cambial é um título cuja remuneração corresponde à variação cambial acrescida de uma taxa. Essa taxa é chamada de cupom cambial e é negociada na BMF&Bovespa. O cupom cambial é composto por dois componentes: a taxa DI e o dólar. Ao comprar o cupom cambial, o investidor terá lucro se a taxa acumulada do CDI for superior à taxa de crescimento da cotação do dólar, sendo ambas no mesmo período da operação.
Existem dois tipos de cupom cambial:
1. Cupom Cambial Sujo – DDI – é calculado com base na PTAX de um dia anterior, sendo contaminado pela variação cambial. A variação do dólar do dia útil anterior à data da operação é utilizado, porém a variação na data do vencimento do contrato não é utilizada.
2. Cupom Cambial Limpo – FRC – é retirado o efeito da variação cambial, isto é, é substituído a PTAX do dia anterior à operação pela taxa do dólar spot.
2. Características
O cupom cambial possui algumas características peculiares, conforme a