Logistica
Resumo
A dutovia é um dos mais importantes modais de transporte. Nos Estados Unidos, este modal representa quase 17% da matriz de transportes medida em TKM (tonelada-quilômetro). Porém, no Brasil, este modal, apesar de representativo, está concentrado em poucas empresas e tem pequena participação relativa na matriz. São ainda discutidas as principais características desse modal no que se refere a vantagens, desvantagens, produtos transportados, investimentos, custos e perspectivas.
1. O modal dutoviário e os outros modais
Modal é a forma ou o método de transporte básico. O transporte, por sua vez, é a parte mais visível das operações logísticas. A infra-estrutura de transporte consiste em vias de acesso, veículos e unidades organizacionais que fornecem serviços de transporta para uso próprio ou para terceiros, sendo que, neste último caso, mediante um taxa ou tarifa de serviço. Os cinco modais básicos são: ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. Este texto trata deste último modal. A natureza da infra-estrutura determina uma variedade de características econômicas e legais para cada modal e sistema modal. De uma forma geral, os modais podem ser comparados pela tabela 1 abaixo:
Aspecto/Modal
Ferroviário
Rodoviário
Aquaviário
Aéreo
Dutoviário
Velocidade
3
4
2
5
1
Consistência
3
4
2
1
5
Capacidade
4
3
5
2
1
Disponibilidade
4
5
2
3
1
Freqüência
3
4
1
2
5
O modal dutoviário é considerado o mais consistente e freqüente de todos os modais. Isso ocorre porque a variância no tempo de transporte é mínima (maior consistência) e as dutovias funcionam 24 horas por dia (freqüência). Por outro lado, é o modal que apresenta menor velocidade, menor capacidade (uma vez que é muito especializado, transporta pequena variedade de produtos) e menor disponibilidade, afinal, está presente em poucas regiões. O transporte