Mestre
ISO 14000 E A ANÁLISE DO CICLO DA VIDA:
COLETA SELETIVA E REAPROVEITAMENTO
Juceliane Gonçalves Figueiredo 200917040220 S1 – Engenharia Ambiental
“Você pode não ser responsável por sua origem, mas certamente é responsável por seu futuro e de suas gerações.” (Autor desconhecido)
MARACANAÚ
2009
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em apresentar a minimização dos resíduos através da coleta seletiva e o reaproveitamento dos mesmos através da reciclagem diminuindo assim os danos e impactos causados pelos mesmos à natureza fazendo este processo integrante do Sistema de Gestão Ambiental –SGA.
Serão apresentados conceitos e definições de lixo e resíduo com o objetivo de que se entendam os danos trazidos a natureza e o impacto na qualidade de vida das gerações vindouras devido ao longo período de decomposição dos mesmos causando entupimento de bueiros, poluições atmosféricas, de rios, mares e lagoas. Além de trazer como solução a coleta seletiva e a reciclagem a fim de minimizar estes impactos considerando que a sensibilização do homem para o aspecto ambiental é o princípio de uma qualidade de vida melhor em um futuro próximo.
1. COLETA SELETIVA Chamamos de coleta seletiva a separação do lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades, como: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc. Por definição, coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de