A pré-história
A Pré- História pode ser definida como o período anterior á escrita.
Período este anterior a 4.000 a. C., pois por volta deste ano os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Nessa fase o homem venceu as barreiras impostas pela natureza e deu início ao desenvolvimento da humanidade.
A partir de suas necessidades, o homem foi desenvolvendo soluções aos seus problemas cotidianos e criando objetos e utensílios diversos de maneira a facilitar sua vida.
A Pré-História se divide em três fases:
Paleolítico, Mesolítico, e Neolítico.
O Paleolítico é também denominado como Idade da Pedra Lascada.
O homem, neste período, utilizava a pedra, elemento abundande em seu ambiente, como forma de "fabricar " armas que o auxiliasse na caça e na pesca.
Época em que o ser humano habitava em cavernas, ás vezes disputando-as com animais selvagens. Eram nômades, ou seja, migravam de região quando o local onde estavam ficava escasso em alimento, não tinham habitação fixa; caçavam, pescavam, e coletavam frutos e raízes para alimento próprio; produziam ferramentas a partir de pedras e pedaços de ossos; sua linguagem era pouco desenvolvida; produziam pinturas no interior de cavernas denominadas pinturas rupestres o que servia também como forma de comunicação.
O Mesolítico é marcado pelo domínio do fogo, que auxiliou o homem a avançar um pouco mais em seu desenvolvimento, pois através do fogo o homem pôde espantar animais, cozinhar alimentos, se aquecer do frio, iluminar suas moradias.
Essa época também foi marcada pela domesticação dos animais e pelo desenvolvimento da agricultura, contribuindo então para que o homem pudesse se fixar em um território e deixasse sua vida nômade. O homem começou a viver em comunidades e o trabalho era dividido de acordo com o sexo dos indivíduos, o homem protegia e sustentava, e a mulher criava os filhos e cuidava da moradia.
O Neolítico é marcado pelo surgimento da Pedra Polida, que era usada em instrumentos e utensílios;