Mercantilização
IFRJ – Paracambi
Turma: ELE 151
Profº: Israel
Trabalho de Educação Física – Resumo do texto: Mercantilização das práticas corporais: O esporte na sociedade de consumo de massa
O texto aborda o fato da criação de novas mercadorias, de um novo mercado, de uma nova economia através de atividades esportivas e culturais. Essa nova economia trata do movimento de dinheiro não só por investimentos, patrocínios e programação de espetáculos, mais também de certa forma a venda do corpo e das habilidades físicas e técnicas desse corpo.
O mercado produtivo sempre está em busca de novos produtos para atender seus consumidores, ultimamente isso ocorre em tal nível em que qualquer coisa, habilidade, aparência obteve valores monetários, criando em nossa sociedade um complexo quadro de valores.
A valorização das práticas corporais tem crescido cada vez mais, pois o atleta anda assumindo na sociedade um papel que representa um modelo a ser seguido tanto visualmente como em performace, um exemplo de uso do corpo para a ascensão social. Hoje em dia o atleta é usado não só em propagandas de itens esportivos, isso se ampliou para os mais diversos tipos de mercadoria e eventos nem sempre diretamente relacionados com o esporte.
Em suma, a expansão do mercado esportivo é consequência da transformação, pelo povo, do atleta em modelo de saúde, vitória, pessoal, distinção social, o que influência de maneira radical a lógica de produção e a comercialização de eventos esportivos. As pessoas estão sempre em busca de produtos que o aproximem de seus ídolos e ainda mais estar presente nos mesmos lugares, mesmos