Escravidao domestica e mercantilizaçao
*Prisioneiros de guerra e de razias , mulheres e crianças sequestradas , criminosos e pessoas endividadas ou vitimas de miséria e , portanto , incapazes de se sustentarem , tinham como destino a escravização .
*A maioria dos homens jovens escravizados costumavam ser vendidos para terras distantes , uma vez que apresentavam maior predisposição para fugir ou iniciar uma rebelião .
* As mulheres e crianças eram , mas facilmente controláveis , portanto , ajudavam nos trabalhos cotidianos e multiplicavam o numero de dependentes , aumentando-lhe a riqueza .
*Um chefe de família ganhava prestigio e poder com a manutenção de escravos , em sociedade no qual a importância de uma pessoa era medida pelo tamanho de sua parentela e seus dependentes e pela riqueza produzida por seu grupo familiar.
* Muitos homens e mulheres tinham como destino o mercado de escravos , os escravos serviam como importante moeda de troca , principalmente os eunicos e as mulheres jovens e belas que eram valiosos na Índia , na Pérsia e principalmente na península Arábica .
*Com a chegada dos europeus na costa ocidental da África , o comercio de escravos, deixou de ser apenas um simples negocio , para se tornar uma atividade econômica mais importante e lucrativa do continente
* Entre o ano de 1450 a 1600 , o numero de escravos capturados para o comercio transatlântico foi pouco superior a 400 mil indivíduos , sua grande maioria na região da Alta Guine
* Esses escravos foram distribuídos pelo próprio continente africano , pelas ilhas atlânticas , pela Europa e para as colônias espanholas da America , onde eram utilizados no serviço domestico e para trabalhar nas minas de prata .
*Apartir do século XVII , o trafico de escravo pelo a Atlântico cresceu bastante , acredita-se que mais de 11 milhões de pessoas foram arrancadas de seu lugar , para alimentar o trafico durante 400 anos .
Um numero expressivo desse total foram trazidos para