Exploração sexual de crianças e adolescentes
Erynath Santos Marculino Lima1
Frankeyla da Silva Serrão2
Joziane Rego da Cunha3
Maria Sherla Alves Mota4
Darcy Ramos de Amorim5
RESUMO
Este artigo é resultado do estudo da problemática exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto amazônico, que está presente na realidade amazônica, e que tem mantido crianças e adolescentes a mercê de pessoas que organizam eventos para que possa de alguma forma ganhar proveito com práticas sexuais de crianças e adolescentes , tanto como, ao enfrentamento a essa violência que tem gerado discussões e se tornado alvos de políticas públicas e de programas de defesa dos direitos humanos baseado no ECA.
Palavras - chave: exploração sexual de crianças e adolescentes, enfrentamento, direitos humanos, ECA.
1. Exploração sexual de crianças e adolescentes
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma problemática grave e complexa e precisa do envolvimento de toda a sociedade para a garantia dos direitos desse publico a uma vida digna e saudável. Conforme os estudos do CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações Sobre Crianças e Adolescentes, em 2002 a exploração sexual é uma prática que envolve troca de dinheiro ou favores entre usuários, um intermediário, aliciador, agente e outros que obtém lucro com a compra e venda do uso do corpo das crianças e adolescentes, como se fosse mercadoria.
Trata-se de um fenômeno mundial que não está associado apenas a pobreza e a miséria. Ao contrario do que muita gente imagina, a exploração sexual atinge todas as classes sociais e está ligadas também a aspectos culturais, como relações de desiguais entre homens e mulheres, adultos e crianças, brancos e pretos, ricos e pobres. (UNICEF,2006p.55)
Sabe-se que ao longo dos tempos a exploração sexual de crianças vêm aumentando de forma alarmante, a cada momento e em lugares diferentes existem crianças e adolescentes passando por esse tipo de